quinta-feira, 18 de março de 2010

PROJETIL DE ARMA DE FOGO

PAC. M. DE 28 ANOS, DE IDADE, SEXO MASCULINO,

ATENDIMENTO DIÁRIO, HOSPITAL SEMIC MADUREIRA, 1H POR SESSÃO.
- DIAGNÓSTICO CLÍNICO: TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO POR PROJETIL DE ARMA DE FOGO EM REGIÃO TEMPORAL, TEMPORO PARIETAL, MAXILAR, E TORACCI.
ESTADO DO PACIENTE: NÃO SE COMUNICA, ENCONTRANDO-SE COM ATROFIAS MUSCULARES GENERALIZADAS, IMOBILIDADE NO LEITO, DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS.
O PACIENTE INICIOU O TRATAMENTO COM ALGUMAS DIFICULDADES.
- O INÍCIO DO TRATAMENTO FOI REALIZADO NUM PERÍODO DE 3 VEZES NA SEMANA 1 HORA POR SESSÃO DE CINÉSIOTERAPIA MOTORA PASSIVA EM MMSS E MMII.
- APÓS 3 SEMANAS E ESTABILIZAÇÃO DO QUADRO CLÍNICO COM GANHO DE ALGUMA AMPLITUDE DE MOVIMENTO, PUDI EVOLUIR COM A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA.
- A FISIOTERAPIA RESPITÓRIA TEM COMO OBJETIVO NESTE CASO A EXPANSÃO PULMONAR, DIMINUIÇÃO DO TRABALHO RESPIRATÓRIO E PREVENÇÃO DE SECREÇÃO. NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAÇÃO DE TRABALHO RESPIRATÓRIO COM INCENTIVADORES POIS A DEFORMIDADE EM MAXILAR IMPEDIU. FOI REALIZADO ESTIMULAÇÃO DIAFRAGMÉTICA, MANOBRAS REEXPANSIVAS, COMPREÇÃO EM GRADIL COSTAL PARA AUMENTAR A FORÇA E A AMPLITUDE DE MOVIMENTO DAS COSTELAS TRABALHANDO ASSIM MUSCULATURA RESPIRATÓRIA.
- O TRABALHO FOI REALIZADO MESCLANDO FISIOTERAPIA MOTORA E RESPIRATÓRIA POR APROXIMADAMENTE 6 MESES ONDE O PACIENTE RECEBEU ALTA HOSPITALAR.
- AO RECEBER ALTA HOSPITALAR, O PACIENTE JA ESTAVA COM O QUADRO CLINICO ESTAVEL MAS COM ALGUMAS ALTERAÇÕES NO QADRO MOTOR. RECOMENDEI AOS FAMILIÁRES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO POSICIONAMENTO ADEQUADO NO LEITO E FAZER ALGUMAS ATIVIDADES COM ELE.
- APÓS 2 MESES VOLTEI A ATENDE-LO NA SUA RESIDENCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário