sábado, 20 de março de 2010

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL ESQUERDO

PACIENTE E. IDADE 73 ANOS, FEMININO.

ATENDIMENTO DOMICILIAR, 3 VEZES NA SEMANA, 1 HORA POR SESSÃO.

- DIAGNÓSTICO CLÍNICO: ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL ESQUERDO.
- H.D.A: PACIENTE COM FRATURA COLO DO FEMUR APÓS SOFRER QUEDA DA PRÓPRIA ALTURA
- ESTADO DO PACIENTE: LÚCIDO, COLABORATIVO, RELATANDO QUADRO ALGICO INTENSO EM REGIÃO DO QUADRIL.
- OBJETIVO: DIMINUIÇÃO DO QUADRO ÁLGICO, GANHO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO, INCENTIVO A DEAMBULAÇÃO, ASSIM COMO SUBIR E DESCER ESCADAS. NÃO FOI REALIZADO CRIOTERAPIA POIS A PACIENTE NÃO SUPORTAVA BAIXAS TEMPERATURAS.
- INÍCIO DO TRATAMENTO: COMECEI VENDO O GRAU DE DOR DA PACIENTE E QUE TIPO DE MOVIMENTO GERAVA MAIS INCOMODO. INICIEI O TRATAMENTO COM CINESIOTERAPIA MOTORA PASSIVA EM AMPLITUDE DE MOVIMENTO REDUZIDA. COM A DIMINUIÇÃO DO QUADRO ÁLGICO PUDE AUMENTAR O ÂNGULO DE MOVIMENTO PASSIVO. APÓS CONSEGUIR A AMPLITUDE DE MOVIMETO TOTAL DO QUADRIL SEM QUADRO ÁLGICO, INICIEI MOVIMENTOS ATIVOS DE FLEXÃO E EXTENSÃO DOS MEMBROS INFERIORES, ASSIM COMO A ABDUÇÃO DO MEMBRO.

OBS: PACIENTES COM ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL NÃO SE DEVE FAZER ADUÇÃO NO INÍCIO DO TRATAMENTO.

O FORTALECIMENTO SE DEU AOS POUCOS COM A COLOCAÇÃO DE PESOS NO M.I. ESQUERDO. COM O GANHO DE FORÇA MUSCULAR CONSIDERAVEL, COMECEI A COLOCAR A PACIENTE SENTADA E EXECUTAR MOVIMENTOS DE EXTENÇÃO E APOIO DOS PÉS NO CHÃO COM TRABALHO DE PANTURRILHA FORTALECENDO-A E AUXILIANDO O RETORNO VENOSO.
AOS POUCOS FUI COLOCANDO A PACIENTE EM PÉ PRIMEIRO FAZENDO TOMADA DE PESO LATERAL E DEPOIS FRONTAL COM O PÉ ESQUERDO A FRENTE ( ATÉ PARA GANHR CONFIANÇA NO MEMBRO DA CIRURGIA.) AOS POUCOS FOMOS INICIANDO OS PASSOS PARA A DEAMBULAÇÃO, PRIMEIRO COM ANDADOR, DEPOIS COM MULETAS E POR FIM, APOIANDO-SE COM UMA DE SUAS MÃOS NO MEU ONBRO E CAMINHANDO. O PRÓXIMO PASSO FOI DESCER E SUBIR ESCADA, ESSA ETAPA MERECEU UMAS CONSIDERAÇÕES: PARA DESCER, PRIMEIRO COM O MEMBRO QUE SOFREU O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, PARA SUBIR PRIMEIRO APOIE O MEMBRO QUE ESTA SÃO. A PACIENTE CONSEGUIU REALIZAR SEM DIFICULDADES.
TEMPO DO TRATAMENTO: 7 MESES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário