sexta-feira, 19 de março de 2010

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

PACIENTE L. 72 ANOS, FEMININO

ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO, ATENDIMENTO DIÁRIO 1HORA POR SESSÃO.
- DIAGNÓSTICO CLÍNICO: ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO ESQUERDO
- ESTADO CLINICO: LUCIDA,
- EXAME FISICO: DIMINUIÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO, EDEMA EM REGIÃO MEDIAL DO JOELHO , QUADRO ÁLGICO MODERADO.
- OBJETIVO: AUMENTO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ATÉ NO MÁXIMO 110 GRAUS, DIMINUIÇÃO DO QUADRO ALGICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR E INCENTIVO A DEAMBULAÇÃO.
- INÍCIO DO TRATAMENTO: FOI UTILIZADO CRIOTERAPIA 20 MINUTOS NA REGIÃO PARA DIMINUIR O QUADRO ÁLGICO, MOBILIZAÇÃO PASSIVA DO SEGMENTO COM O PACIENTE EM DECUBITO DORSAL ATÉ A AMPLITUDE MÁXIMA SUPORTADA POR ELE. ( PEQUENOS GRAUS DE MOVIMENTO) A PACIENTE AINDA ESTAVA COM OS PONTOS NA REGIÃO. NÃO FOI UTILIZADO NENHUM APARELHO DE ELETROTERAPIA DEVIDO A PRÓTESE NEM MESMO INFRA-VERMELHO POIS COMO A REGIÃO ESTAVA EM PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO, PODERIA HAVER UM DESIDRATAÇÃO DA REGIÃO SUTURADA DIFICULTANDO A CICATRIZAÇÃO.
- APÓS RETIRADA DOS PONTOS COMEÇOU COM MOBILIZAÇÃO PASSIVA UM POUCO MAIS FORÇADA INDO ALEM DO LIMITE DA PACIENTE, MAS SEMPRE DOSANDO A FORÇA E A AMPLITUDE.
- QUANDO CONSEGUIDO 60 GRAUS DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO, SEM QUADRO ALGICO A MOVIMENTAÇÃO, DEU-SE INÍCIO AO TRABALHO EM DECUBITO VENTRAL COM O OBJETIVO DE CHEGAR AOS 110 GRAUS QUE DEVERIAM SER GANHOS AO LONGO DO TEMPO, FORÇANDO A PERNA ATÉ O LIMITE UM POUCO ALEM DO MÁXIMO SUPORTADO PERMANECENDO POR 5 SEGUNDOS NA POSIÇÃO.
- O TRABALHO DE FORTALECIMENTO FOI REALIZADO EM DECUBITO VENTRAL, LATERAL, E DORSAL, TAMBEM FOI REALIZADO EXERCÍCIOS SIMULANDO SUBIR E DESCER ESCADA SUPORTANDO O PESO NO JOELHO.
- A PACIENTE EVOLUIU MUITO BEM CONCEGUINDO 115 GRAUS DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO ATIVO SEM EDEMA E SEM QUADRO ALGICO PARA DEAMBULAR O TRATAMENTO DUROU 6 MESÊS.
- 5 ANOS DEPOIS A PACIENTE FEZ O MESMO PROCEDIMENTO PARA O JOELHO DIREITO DO QUAL TIVE O IMENSO PRAZER EM REABILITA-LA E TER SUCESSO MAIS UMA VEZ.
TEMPO DE TRATAMENTO: 7 MESÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário