sábado, 20 de março de 2010

MENINGEOMA

PACIENTE L. IDADE 26 ANOS

- DIAGNÓSTICO CLÍNICO: MENINGEOMA
- H.D.A:A: PACIENTE APRESENTAVA QUADROS DE CEFALÉIA, EPLEPSIA COM DESMAIOS ESPORÁDICOS.
- ESTADO DO PACIENTE: PACIENTE SUBMETIDO A CIRURGIA COM RETIRADA DA CALOTA CRANIANA. O PACIENTE APRESENTA-SE ESTÁVEL COM PARESIA EM HEMITÓRACCI DIREITO. CONSEGUE REALIZAR MOVIMENTOS DE FLEXÃO E EXTENÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES E INFEIORES COM APLITUDE DE MOVIMENTO REDUZIDOS E HIPOCINESIA.
- OBJETIVO: AUMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA E AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM M.S E M.I. DIRETIO, DISSOCIAÇÃO DE CINTURA TRABALHNDO A REGIÃO DE QUADRADO LOMBAR, MELHORA DO EQUILÍBRIO E TONÚS E DEAMBULAÇÃO.

OBS: CABE AQUI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O MENINGEOMA:
São tumores benignos freqüentes em adultos, perdendo apenas para os gliomas. Seu pico é em torno de 45 anos.
Origem. A célula de origem é o fibroblasto aracnóideo, uma célula pavimentosa, que recobre a superfície externa da aracnóide. São mais numerosas nas vilosidades aracnóideas ou granulações de Pacchioni (estruturas especializadas para a reabsorção do líquor). Fibroblastos aracnóideos normais podem formar grupamentos em arranjo concêntrico, lembrando um bulbo de cebola em corte transversal. O centro se calcifica, resultando um grânulo, o corpo psamomatoso (em grego, psamos significa areia). Estruturas semelhantes são muito comuns nos meningiomas.
A localização preferencial é na convexidade cerebral ao longo do seio sagital superior (maior concentração das granulações aracnóideas). Podem também ocorrer na base do crânio, na goteira dos nervos olfatórios, e na região da sela turca (meningioma do tubérculo da sela). A metade anterior da cavidade craniana é mais afetada. No canal espinal são intradurais e extramedulares, mais comuns na região torácica.
- INÍCIO DO TRATAMENTO. PACIENTE SENDO ATENDIDO EM INSTITUIÇÃO CAPACITADA E SENDO MONITORADO POR MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário